Você provavelmente já ouviu muitas histórias em torno da cidadania italiana. E provavelmente muitas dessas histórias, dicas ou comentários que escutou não sejam realmente verdade.
Afinal, muitas coisas podem ser ditas e poucas delas podem ser provadas, principalmente por quem não entende do assunto. Por isso, nós da Notaro Consultoria estamos aqui para desmistificar muitos dos mitos em torno da cidadania italiana para você.
Está pronto para conhecer alguns deles? Então se prepare, pois esse artigo pode te deixar de boca aberta com tantos equívocos em torno da cidadania italiana!
Faça uma boa leitura!
Mito 1 sobre cidadania italiana: é muito difícil ou impossível conseguir cidadania italiana por via materna
Esse, certamente, é um dos maiores mitos em torno da aquisição da cidadania italiana. Na realidade, isso ocorre devido a mudança na legislação italiana com relação a cidadania materna.
Pois, diferentemente de pais italianos, as mães italianas não passavam a cidadania do país automaticamente até 1948. Este ano datou a promulgação da Constituição Italiana que declarou total direito aos filhos de mães italianas.
Com isso, filhos nascidos antes de 01/01/1948 precisam entrar com um processo judicial. E, só assim é possível adquirir os direitos cívicos e políticos de cidadão italiano.
Portanto, para adquirir a cidadania italiana por via materna, é importante contar com uma consultoria como a Notaro Cidadania Italiana. Pois, com nossa qualificação, é possível solicitar o processo de modo mais fácil a partir da nossa expertise no processo.
Mito 2 sobre a cidadania italiana: sobrenome escrito errado isenta o direito à cidadania
Esse mito é muito comum de se escutar e com isso muitas pessoas também acreditam nele. No entanto, essa questão em torno do sobrenome digitado errado não passa de uma fantasia.
Afinal, a partir dos documentos de comprovação de seus descendentes é possível reconhecer sua cidadania, ainda que sejam necessárias retificações.
Isso, é claro, depende de uma análise especializada que poderá responder a essa demanda. Para realizar esta análise, é válido consultar uma equipe de assessoria especializada.
Por isso, caso você se enquadre nesta situação, contate a Notaro Cidadania Italiana para te auxiliar no processo!
Mito 3 sobre a cidadania italiana: só é possível adquirir a cidadania se você viajar para a Itália
Sem sombra de dúvidas este é um dos mitos mais conhecidos. Afinal, ele não se enquadra apenas para a cidadania italiana. Na realidade, muitas pessoas pensam que independentemente do país, é necessário ir até ele para reivindicar o direito de sangue.
Entretanto, é válido lembrar que não é necessário ter nascido ou morado no país para reivindicar o direito à cidadania. Da mesma maneira, também não é preciso ir até a Itália.
Pois, no Brasil, por exemplo, existe uma modalidade de reconhecimento de cidadania que é feita pelo consulado brasileiro. Esta modalidade isenta a necessidade de ir até a Itália para reivindicar a cidadania.
Mito 4 sobre o processo de aquisição da cidadania italiana: não ter sobrenome italiano impede que você solicite a cidadania
Apesar de parecer absurdo para muitas pessoas, esse mito é existente e é importante explicá-lo. Afinal, o direito de cidadania está diretamente ligado à descendência sanguínea de seus ancestrais e não ao sobrenome deles.
Portanto, se você ouvir alguém comentando sobre isso, não deixe de lembrá-lo sobre o jus sanguinis. É este o verdadeiro critério de direito à cidadania italiana.
Mito 5 sobre o processo de aquisição da cidadania italiana: é muito caro adquirir o direito à cidadania
Esse mito é bastante tendencioso, pois existem diversas situações de aquisição de cidadania italiana. Além disso, também há diferentes necessidades em cada uma delas e de acordo com as especificidades de cada pessoa.
Isso ocorre porque existem mais de um tipo de procedimento de solicitação de cidadania e custos referentes a cada um deles. Além disso, existe a possibilidade de este mesmo processo ser mais caro para uma pessoa do que para outra.
Isso ocorre pois a quantidade de requisição de certidões, por exemplo, pode tornar o processo mais caro ou não. Ou ainda, caso as certidões necessitem retificação, isso também pode diferenciar os valores.
Portanto, o ideal é consultar uma assessoria com especialização para identificar os custos de acordo com a sua necessidade. E, neste caso, você pode entrar em contato conosco para tirar as suas dúvidas!
Mito 6 sobre o processo de aquisição da cidadania italiana: contratar uma consultoria é irrelevante
De fato, com o advento da internet e tecnologia, ter acesso a informações ficou muito mais fácil. Entretanto, da mesma forma que a possibilidade de disseminação de conteúdo cresceu, as chances de erros e fake news também!
Por isso, além de ser importante filtrar as informações, é necessário contar com fontes confiáveis. E, neste sentido, no que tange ao processo de aquisição da cidadania italiana, faz-se imprescindível ter o suporte adequado.
E, o suporte adequado nesta situação trata-se de uma assessoria especializada. Ou seja, um apoio capacitado que garanta a condução por excelência durante o processo de aquisição da cidadania.
Por isso, a consultoria é importante desde o arranjo e compreensão dos trâmites do processo, até a ação judicial em si. Além disso, uma consultoria capacitada está apta a orientar sobre todos os tipos de processos, documentos e possibilidades.
Conte com a Notaro Cidadania Italiana!
Agora que você já desmistificou muitos aspectos em torno da cidadania italiana, você deve estar pronto para erradicar o último deles! E, desse modo, a Notaro Cidadania Italiana pode ser o suporte que você precisa para adquirir o seu direito!
Por isso, não perca tempo. Pois estamos prontos para te receber, estudar a sua situação e te apresentar a melhor solução! Afinal, te propomos garantia de qualidade com o custo-benefício que você precisa!